Search here...
TOP
Bem estar

Hábitos saudáveis e bem estar na quarentena

Em uma época como essa onde as pessoas estão passando mais tempo aprisionadas ao medo e as incertezas precisamos buscar nos manter firme na esperança, se observar melhor por dentro e tirar as melhores lições para a vida.

No começo dessa crise mundial eu percebi que estava quase adentrando a esse lugar de medo, e me conectar com Deus me resgatou, e me mostrou que é Ele quem está no controle de tudo. Que apesar das circunstâncias estarem desfavoráveis eu poderia resolver que esse tempo seria transformador para minha vida espiritual, saúde mental, minha jornada de bem-estar, autocuidado e conhecimento. Ficar em casa tem transformado a maneira como eu uma entusiasta de estilo de vida saudável penso e administro minha vida de diversas formas

Photo by Unsplash

Estou me tornando muito mais intuitiva sobre exercícios físicos

Antes dessa pandemia minha rotina de exercícios era correr todas as noites após um dia de trabalho para academia, mas não me interpretem mal, pois essa rotina me faz muito bem, me ajudou a transformar a minha vida, meu físico e principalmente minha mentalidade nos últimos seis anos.

Assim que as academias fecharam tive que primeiro confiar em mim, depois fazer jus ao estilo de vida que eu tanto defendo, e usar toda a minha motivação, com o que eu tinha de acesso para seguir com a prática das minhas atividades. Depois de um pouco mais de 60 dias em casa nessa nova rotina, eu percebi que eu estava realmente ouvindo melhor o meu corpo, não somente sobre os exercícios, mas em como eu preciso gastar essa energia para que eu me mantenha ativa, saudável e alcançando minhas metas.

Isso é muito mais do que praticar alguma atividade, isso é manter-se focado no que é bom, é autocuidado, e ter determinação e não se entregar ao vento. Não é a mesma coisa de fazer um treino na academia, cheio de equipamentos que facilitam sua vida, mas é desafiador, e me fez enxergar que nós seres humanos somos capazes de nos reinventar quando realmente queremos.

Sair da zona de conforto não é só deixar as situações agradáveis ou que nos dão prazer na vida. É sair da bolha que nos protege, seguir em frente e converter-se aos bons hábitos.

A rotina diária

Eu sempre digo a outras pessoas que priorizar a saúde mental é se alimentar do que Deus tem de melhor para vida.

Passar tempo com pessoas que me fazem feliz, realizar coisas sem me preocupar com a opinião dos outros, não deixar de fazer algo por preguiça e etc.

Pensando em tudo isso eu percebi que estar em casa o dia todo durante esse tempo me fez ver que sem distrações, como planos sociais, uma programação completa de um dia inteiro ou até mesmo uma ida ao escritório, nosso verdadeiro estado de saúde mental se torna mais claro sem tantas tarefas rotineiras, e podemos aproveitar mais o nosso tempo colocando cada coisa em seu lugar.

Podemos organizar nosso dia a dia com as obrigações profissionais, mas também podemos ter tempo para verdadeiramente nos relacionar com as pessoas que amamos e até consigo mesmo. Comecei a me questionar se deveria realmente ser tão difícil passar esse tempo em casa e me perguntei diversas vezes: Por que é tão difícil encontrar algo para fazer que não seja somente o trabalho e a socialização obrigatória da rotina?

Estamos tão acostumados a viver uma vida cheia para tudo, que esquecemos como é ficar sem todas essas obrigações, e apenas viver o tempo, a família, as amizades e até mesmo nosso próprio momento.

Photo by Unsplash

Estar em casa me iluminou e me fez enxergar de outra maneira, me deixou mais em paz, mais organizada e com tempo para leitura, para cuidados com as coisas que me fazem bem, com aprendizados, estudos, falar com amigos livremente, sem ter que desligar correndo porque estamos atarefados demais.

Este momento que estamos atravessando está sendo difícil para todos nós, mas pelo menos estamos tendo a chance de nos priorizar, e também a nossa saúde mental. De dizer a verdade para nós mesmos, nos ouvir com mais atenção, cuidado e carinho, e tem sido um tempo de libertação de várias questões e de olhar a vida de forma diferente.

Então o que eu tenho para falar é aproveite e mude aquilo que há tempo você vem lutando e não conseguia, porque sempre esteve deixando para depois.

Se priorize e se dê essa chance de viver um tempo onde não é sugada pelo sistema que vive, mas pela felicidade que está a sua volta e você só precisa acessar.

Não fazer nada é ruim para você?

Eu sou daquelas pessoas que sentem que sempre tem que estar fazendo algo que seja produtivo, e que fica inquieta quando não tem o que fazer.

Agora temos o famoso “tempo livre” que sempre falamos que gostaríamos de ter, e no começo confesso que parecia que eu não sabia o que fazer comigo mesma, mas mesmo tendo minha programação em home office comecei a gostar de ter mais tempo. Em outras palavras, fui descobrindo que “não ter nada para fazer” não é chato, sem sentido ou triste desde que você empregue um sentido para isso.

Mesmo com as tarefas do dia a dia, esse tempo tem sido precioso, pois eu não preciso perder horas no trânsito me deslocando a qualquer lugar, e também porque eu acredito que esse tempo de qualidade é tão importante para o bem-estar quanto o exercício físico ou uma alimentação saudável.

Para mim, estar em casa está sendo um tempo sobre aprender a realmente descansar, mesmo com as tarefas que tenho agregadas ao meu dia.

Temos que cozinhar, manter a casa limpa, tirar tempo para estudar, trabalhar, praticar nossas atividades, quem tem filhos ainda tem mais trabalho a ser feito.

Primeiramente quero dizer que para organizar tudo isso não tem mistério, temos que tirar um tempo para planejar a nossa programação, e isso com certeza facilitará o seu dia a dia.

Atente-se ao tempo, ao que você faz em cada momento, e tenha também o momento do tempo livre (pode ser até 20 minutos no dia), mas não deixe de fazê-lo.

Seu espaço de descanso mudou para um hibrido escritório, academia, sala de aula, e embora seja importante manter a vida produtiva também é importante que sua casa permaneça sendo o lugar onde você tem tempo de qualidade.

Equilibre, pois é muito fácil deixarmos passar horas, dias, e momentos sem fazer nada que seja construtivo. Use esse tempo com sabedoria para se elevar espiritualmente, intelectualmente, mas principalmente emocionalmente.

Já dizia Henry Miller “Pare no horário marcado! Mantenha-se humano”

Estar em casa me iluminou e me fez enxergar de outra maneira, me deixou mais em paz, mais organizada e com tempo para leitura, para cuidados com as coisas que me fazem bem, com aprendizados, estudos, falar com amigos livremente, sem ter que desligar correndo porque estamos atarefados demais. Este momento que estamos atravessando está sendo difícil para todos nós, mas pelo menos estamos tendo a chance de nos priorizar, e também a nossa saúde mental. De dizer a verdade para nós mesmos, nos ouvir com mais atenção, cuidado e carinho, e tem sido um tempo de libertação de várias questões e de olhar a vida de forma diferente.

Alimentação deve ser sobre equilíbrio, não restrição.

Ouça, eu sou a primeira a pregar os benefícios de uma alimentação saudável e os perigos dos alimentos processados ​​e que não contêm nutrientes. No entanto, em uma cultura obcecada pelas últimas tendências de dietas, geralmente associamos nutrição e saúde a regras sobre o que não comer, tanto quanto o que devemos comer.

Acredito que a verdadeira saúde é estar tão em contato com seu corpo que você pode alimentá-lo com o que precisa, seja com folhas verdes para nutri-lo ou com um belo prato de massa apenas para satisfazê-lo no seu prazer. Não se trata realmente de limitar, restringir ou remover, mas trata-se de encontrar equilíbrio.

Há seis anos quando eu optei por ficar em casa por 3 meses para cuidar da minha saúde, isso me exigia que eu cozinhasse com mais frequência, e eu pude examinar meu relacionamento com a comida. Ter quase 100% de controle sobre o que eu como, ao invés de viver comendo por aplicativos ou indo ao supermercado e enchendo minha geladeira com comidas não saudáveis. Manter uma vida mais organizada, regrada e planejada me fortaleceu, e me permite ter mais contato com o que meu corpo precisa e deseja.

Nesta semana eu tive uma infinidade de refeições deliciosas que me fizeram sentir bem, enquanto ao mesmo tempo eu tenho lido e ouvido nutricionistas e médicos analisarem seus pacientes, e constatarem que durante a quarentena as pessoas estão consumindo muito mais alimentos processados, álcool e açucares, devido a ansiedade e ao medo, e consequentemente o peso vem aumentando. Dado preocupante.

Onde eu quero chegar, viver o bem estar é também uma prática quando o assunto é se nutrir, e enquanto penso em nutrição em termos de comida, outras partes de mim precisam ser nutridas além do estômago.

É instinto humano se alimentar quando se precisa, no entanto, acalmamos outros instintos com comida, sendo que nosso corpo não está precisando naquele determinado momento. É como se nos alimentássemos das nossas emoções.

Temos que aproveitar esse tempo e realmente entender que o que estamos passando pode nos fazer ficar ansiosos e descontar o medo e as preocupações na comida.

Se você está triste, entediado, desmotivado, estressado ou cansado, pense no que irá nutri-lo emocionalmente, e não somente no estomago.

As emoções que você sente são a resposta do seu corpo, assim como o desejo por comida é o seu corpo lhe dizendo o que precisa naquele momento.

Pergunte a si mesmo o que nutrirá a emoção negativa e depois a alimente com algo que a trate e não com uma válvula de escape.

Estar socialmente em conexão é um fator de bem-estar importante.

Eu não ficaria fora até tarde nas noites de sexta-feira porque queria acordar bem descansada para os meus treinos de sábado de manhã, e não podia ser tentada por nenhuma pessoa mais persuasiva se sentisse que tinha muito a ser feito naquele dia.

Você sabe o que estou pensando agora que tenho tempo de sobra para fazer tudo e nada para fazer nas manhãs de sábado, exceto exercícios? ” Olha, eu gostaria de ter mais noites de sexa-feira com meus amigos.”

Talvez a maior lição que todos possamos tirar dos últimos meses seja que os humanos não querem apenas ser sociais, mas que precisamos disso. Mesmo com todas as noticias ruins ultimamente, as boas me ensinaram muito.

Você pode se exercitar todos os dias e comer apenas os alimentos mais saudáveis ​​do planeta, mas não pode ser verdadeiramente saudável se não estiver rindo com seus entes queridos todos os dias e se cercando de um forte sistema de apoio de pessoas que o fazem feliz.

Afinal, qual é o objetivo de alcançar o bem-estar?

“Bem-estar é a experiência de saúde, felicidade e prosperidade. Inclui ter boa saúde mental, alta satisfação com a vida, um senso de significado ou propósito e capacidade de gerenciar o estresse.”

Quando melhoramos nosso bem-estar físico, não apenas nos sentimos melhor, mas nossa saúde também pode ajudar a prevenir muitas doenças, aumentar nosso bem-estar emocional é limitar o número de desafios à saúde com os quais temos de lidar em nossas vidas.

Ser saudável não é o objetivo final, é simplesmente a ferramenta que nos dá mais tempo com as pessoas que amamos.

Lembre-se de que é preciso tempo e esforço para criar qualquer habilidade, e é importante ser realista consigo mesmo sobre o que você pode razoavelmente realizar em um determinado período. Ter expectativas irreais pode levar você a desistir antes de atingir seus objetivos, principalmente no que se refere a bem-estar.

Aumentar o seu bem-estar é uma busca ao longo da vida, mas vale totalmente a pena quando se dá passos nessa direção. Pode apostar!

Como você tem vivido o seu bem estar? Tem feito algo em prol de viver bem com as pessoas que te completam?

Me conta aqui nos comentários.

Beijos🖤

Cássia Silva | Vida Saudável Descomplicada

«

»

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *