Search here...
TOP
Bem estar

E essa fase de quarentena?

Já passou da meia noite e eu estou aqui estudando, assistindo vídeos, e entre um conteúdo e outro acabo lendo sobre essa pandemia que estamos enfrentando.

Parei para fazer algo que gosto que é escrever, então eis-me aqui.

“Apenas uma observação, eu era fã de blog quando mais nova, e tive vários! Não sei porque parei” 😊

Voltando ao assunto que me trouxe aqui, eu estava pensando sobre toda essa confusão que estamos vivendo, e não pude deixar de pensar nas fases do luto, onde é normal pensar no luto apenas ligado ao falecimento de uma pessoa querida.

Associando alguns sentimentos que tenho identificado nessa quarentena eu posso perceber os estágios do luto nessa fase de pandemia, onde o mundo não será mais o mesmo quando tudo enfim passar, e a forma como nós vivemos irá mudar (na verdade já mudou)

O luto é um sentimento de perda de algo, de uma situação que era concreta ou até de uma pessoa que nos é muito preciosa. No luto perdemos a perspectiva, uma ideia, um sonho, um planejamento.

“O luto é um sentimento inerente ao ser humano, deve ser vivido, sentido e compreendido. para que possamos estabelecer o equilíbrio.

No principio tivemos a fase na negação, onde você via as pessoas não respeitando o que estava acontecendo, depois veio a fase da raiva (que sinceramente eu senti) por ver as pessoas enlouquecidas comprando tudo que viam pela frente, sem pensar no outro, e sem haver necessidade.

Depois veio a fase de negociação, “tá OK vou ficar isolada agora,mas em 15 dias tudo acaba voltamos para nossa vidinha mais ou menos.”

Ai veio a fase da tristeza, uma enxurrada de noticias onde vidas estão partindo, a população desesperada por tudo que está ocorrendo, noticias de calamidade que a mídia propaga incansavelmente, e por brigas politicas, arrogância e ganância em prol do beneficio próprio em um momento inoportuno.

Chega então a fase do aceitação, onde não temos mais controle de nada, nem do nosso direito de ir e vir. Então começamos a achar que o melhor que temos a fazer é continuar seguindo em frente.

E por fim nos resta procurar um significado para tudo isso, e perguntar para nós mesmos o que vamos fazer com tudo isso? Que aprendizado tiraremos de tudo o que estamos vivendo?

Com tudo isso o que tenho a dizer é: Dê um tempo a si mesmo, aceite seus sentimentos e saiba que o “luto” é um processo, e tudo isso vai passar;

Converse com as pessoas e passe tempo com seus familiares de verdade, e não apenas esteja dentro de casa ligado há uma tela de celular ou distraído com outras coisas;

Não se isole e exercite-se, dance, brinque com a criança que estiver com você, brinque cm seu marido, com seus país e avós, coma bem e durma o suficiente para permanecer saudável e descansado.

O melhor que temos a fazer é seguir vivendo. 💕

Foto de  Lina Trochez no  Unsplash

Cássia Silva | Vida Saudável Descomplicada

«

»

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *